Se você está lendo este artigo, uma coisa é quase certa, você deve estar querendo saber a idade do seu gatinho. Se você já se perguntou como saber a idade de um gato, e como converter a idade de gato para humano, certamente esse artigo é para você. Faremos aqui um comparativo explicando a diferença entre humanos e gatos e também lhe ajudaremos a entender melhor como descobrir a idade do seu gatinho.

Essa pergunta pode ser difícil de ser respondida caso não se saiba sua data exata de nascimento, ou especialmente se o gatinho foi encontrado na rua já adulto.

Neste artigo, ensinaremos os passos que você deve seguir para descobrir a idade de seu gato, e também responderemos outras questões como: até quando um gato cresce? Quantos anos o meu gato teria se ele fosse um humano?

Continue lendo e descubra!

Por que saber a Idade do seu Gato?

Quando você adota um gato de abrigo, de ONGs ou mesmo da rua, certamente a história de vida dele é um mistério para você, correto? Pior ainda se o gatinho decidiu aparecer no quintal da sua casa e “decidiu” morar nela.

Descobrir a idade do gato é importante para que se possa planejar um bom programa de cuidados a fim de que ele envelheça bem e saudável, garantindo-lhe a melhor longevidade possível! Saber sua idade também irá lhe ajudar a escolher uma dieta adequada.

Então, se você tem interesse em descobrir a idade do seu gato, nós temos a solução para a sua pergunta. Observando uma série de características, é possível concluir qual é a idade aproximada de um gato e é isso que iremos ensinar para você aqui.

Veja Também:

Como saber a idade de um gato?

Existem diversas maneiras de determinar a idade do seu gatinho, e aqui vamos listar algumas das maneiras que você pode descobrir, sendo elas pelos dentes, pelos olhos, pela pele e corpo e até mesmo pelos seus hábitos e atividades.

Veja abaixo como determinar a idade do seu felino através de cada uma dessas maneiras.

Como Saber a Idade do Gato Pelos Dentes

Os dentes são o primeiro lugar que você deve olhar. Especificamente se eles são dentes de leite ou não.

Os dentes “de leite” (decíduos) começam a nascer quando um gatinho tem 2 semanas de idade. Primeiro nascem os incisivos, depois os caninos, e então os pré-molares. Ao redor das 8 semanas, o filhote já deve ter sua arcada dentária completamente formada.

Quando um gato já perdeu seus dentes de leite e estes foram substituídos pelos dentes permanentes, isso significa que ele possui 6 meses de idade ou mais. A partir desse ponto, fica um pouco mais complicado descobrir sua idade, mas é possível observar algumas características:

Segundo a Humane Society of the United States, se o felino tem dentes brancos, ele tem por volta de 1 ano de vida. Se alguns dentes tiverem tártaro (manchas amareladas) ele tem de 1 a 2 anos. Caso todos os dentes tenham tártaro acumulado, o gato tem entre 3 a 5 anos. Desgastes maiores nos dentes são vistos entre gatos de 5 a 10 anos. E, se faltar alguns dentes, o gato provavelmente tem de 10 a 15 anos.

idade do gato pelos dentes
“Diga xis!”Se você olhar bem, os caninos desse gatinho já têm um pouco de tártaro

Como Saber a Idade do Gato Pelos Olhos

Os olhos do gato dizem muito sobre sua idade. Com um olhar você pode observar se eles têm alguma nebulosidade na lente, o que indica algum grau de catarata. Um gato com olhos nublados pode ter mais de 12 anos. Outro aspecto importante de se observar é a íris, que tem o aspecto suave em filhotes e uma aparência mais irregular em adultos!

Como Descobrir a Idade do Gato pela Pele e Corpo

Os gatos novos têm ossos e músculos firmes e tonificados. Com a idade, a pele do felino tende a ficar mais flácida e as escápulas dele podem ficar sobressalentes.

Como Descobrir a Idade do Gato Pelos Seus Hábitos e Atividades

Gatos mais novos são mais ativos, brincalhões e dinâmicos. À medida que essas características vão desaparecendo, é possível dizer que um gato está ficando mais senil.

idade de um gato velho

O gato cresce até que idade?

Antes de tudo, devemos entender que o ritmo de crescimento de um gato depende de sua genética, alimentação, se é castrado ou não, entre outros fatores. Portanto, é difícil determinar com precisão quando ele irá parar de crescer.

Em média, um gato atinge seu tamanho final aos 12 meses de idade, que é quando ele passa a ser considerado adulto.

Porém, lá pelos seus 8 meses já é possível ter uma ideia do seu tamanho futuro, pois é por volta desse período em que ele entra na maturidade sexual. Nesse ponto ele para de crescer em tamanho e passa a ganhar massa muscular e gordura.

Se você leu o nosso post sobre Tudo o que você Precisa Saber sobre a Castração de Gatos, já sabe que essa é a idade ideal para se agendar a castração padrão do seu gato.

É importante levar em consideração alguns fatos:

  • Fêmeas costumam ficar menores que machos, levando menos tempo para atingir seu tamanho final
  • Gatos machos não-castrados desenvolvem mais massa muscular que os castrados devido aos efeitos da testosterona, portanto costumam ser maiores e mais pesados
  • Raças gigantes como o Maine Coon demoram mais tempo para se desenvolver completamente, podendo crescer até os 4 anos de idade!

Portanto, para a pergunta “afinal, o gato cresce até que idade” temos a resposta na ponta da língua: normalmente até um ano — ou até os primeiros 12 meses! Mas isso levanta outra pergunta muito comum: a equivalência da idade de gato para humano!

Qual a equivalência da idade de gato para humano?

Muita gente acredita que 1 ano humano equivale a 7 anos felinos. É fato que os gatos amadurecem mais rápido que nós, porém essa proporção não é muito correta!

Isso porque em seus primeiros meses de vida, um gato amadurece muito rápido e avança muitos anos na escala de “anos felinos”, porém conforme o tempo passa essa proporção vai diminuindo.

Segundo a RoyalCanin, os pontos de equivalência para verificar a idade do gato em “anos felinos” são quatro:

Nascimento dos Gatos vs Humanos

Diferentemente dos humanos, os gatos nascem com os olhos fechados e surdos. O aparelho auditivo é desenvolvido em alguns dias, assim como os olhos que se abrem. Já os bebês humanos nascem com ambos os sentidos funcionando.

Assim, a primeira equivalência é de que 7 dias de idade do gato são iguais a 1 mês de vida humana.

gato fofinho

Desenvolvimento da Dentição dos Gatos vs Humanos

Outra relação entre humanos e gatos é a formação dos dentes. Em gatos, os primeiros dentes se tornam aparentes nos primeiros 15 dias de vida, enquanto bebês começam a desenvolver a dentição aos 6 meses.

Assim, a segunda equivalência é de que 15 dias de vida do gato são iguais a 6 meses de vida humana.

Controle de Movimento dos Gatos vs Humanos

Se você já teve um gatinho filhote, deve ter notado que com 2 ou 3 meses de idade um gatinho é curioso e extremamente ágil. Eles já são capazes de escalar, correr e saltar. Ao passo que uma criança só se moverá de maneira autônoma com não menos que 2 anos!

Logo, 3 meses de vida felina equivaleriam a 2 anos de vida humana!

idade do gato

Desenvolvimento Sexual dos Gatos vs Humanos

Esse é um divisor de águas, segundo o TheNest! Porque é entre os 6 e 8 meses de vida que os felinos se tornam sexualmente maduros. Em humanos, a puberdade só ocorre a partir dos 12 ou 13 anos, aproximadamente.

Essa é uma grande diferença entre a idade de gato para humano, porque enquanto os gatinhos já estão bem desenvolvidos com poucos meses, os humanos levam mais de uma década.

Desse modo, a quarta equivalência seria de que 6 meses de idade de um gato são relativamente iguais a 12 ou até 15 anos de vida humana.

Por fim, observe o gráfico a seguir para verificar a equivalência entre idades. Os anos humanos estão em laranja, enquanto os anos felinos estão em cinza:

idade de gato para humano

Outras Curiosidades Sobre Gatos

Gatos castrados vivem mais! Um estudo realizado pela European Journal of Medical Research descobriu que gatos machos castrados vivem o dobro que não-castrados! Ao passo que em relação as fêmeas não castradas eles vivem 62% a mais!

Você sabia que o gato que mais viveu no mundo foi a Creme Puff? Ela morreu com 38 anos e 3 dias, documentados! O que lhe deu um lugar no Guinness World Records (edição de 2010) como a gata que mais viveu até hoje. Ela morreu em 2005. No registro Guinness diz assim: “O gato mais velho de todos os tempos é Creme Puff, que nasceu em 3 de agosto de 1967 e viveu até 6 de agosto de 2005 – incríveis 38 anos e 3 dias! Creme Puff viveu com seu dono, Jake Perry, em Austin, Texas, EUA. Jake Perry também era o dono do vovô Rex Allen, o detentor anterior.”

Muito bem, você acabou de aprender como de fato funciona essa análise de “converter idade de gato para humano” e já sabe que nem tudo é tão fácil como parece.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre gatos? Fique por aqui. Temos um mundo pra você sobre felinos, hábitos e as melhores formas de cuidar deles e alimentá-los.

Deixe uma resposta