Se você está acostumado a falar pra si mesmo “Porque meu gato não quer comer?”. Saiba que diferentemente das três vezes que costumamos comer de maneira robusta por dia, os gatos preferem apenas comer aos poucos, espalhando o seu alimento em pequenas parcelas.

Na natureza selvagem, os gatos predam animais pequenos, como por exemplo roedores ou passarinhos. Cada vez que eles pegam um desses animais, ele é agraciado com uma pequena parcela de energia, então é necessário que ele cace frequentemente e coma mais vezes para suprir suas necessidades diárias.

O comportamento predatório de alimentação é instintivo nos gatos e não é necessariamente ativado pela fome em si. Com o seu gato doméstico o que ocorre é que ele acaba preferindo comer várias vezes ao longo do dia para suprir suas necessidades diárias em vez de comer uma grande porção de uma só vez.

Se você deixar uma grande porção de ração para ele comer de vez, ele vai preferir, instintivamente, comer pequenas parcelas em até 10 a 15 vezes por dia, em média. Deixe alimentos secos sempre disponíveis no comedouro para o seu gatinho pois isso tem mais a ver com o seu comportamento natural.

Gerenciamento da Alimentação

Se o seu gato está sendo alimentado duas vezes por dia, será difícil para ele conseguir regular a ingestão de alimentos. A privação de alimentos pode resultar em estresses físicos e psicológicos, e a fome pode levar a ansiedade, fazendo com que seu gato coma todo o alimento que estiver disponível rapidamente, em cada refeição.

Isso faz com a digestão se torne mais difícil, e pode levar o seu gato a vomitar ou a ficar com diarreia, fazendo com que os nutrientes sejam mal absorvidos. Então é importante controlar a quantidade de alimento que você dá ao seu gato diariamente, pois a má alimentação é uma das principais causas da obesidade felina.

Veja Também:

Deixe uma resposta