Se o seu felino de estimação já ficou te olhando igual ao gatinho do Shrek enquanto você comia alguma coisa, você provavelmente teve vontade de compartilhar um pedacinho com ele e ficou se perguntando: quais alimentos que gatos podem comer? O que gatos podem comer além de ração? Posso dar comida humana ao meu gato?

Neste post iremos responder estas dúvidas e ainda esclareceremos quais são os alimentos permitidos e os proibidos para gatos. Se você quer descobrir, continue lendo!

Alimentos que gatos podem comer: A alimentação ideal do gato

Saber qual é a alimentação correta que um gato deve receber é essencial para garantir que ele se desenvolva e envelheça com saúde. Os alimentos que gatos podem comer além da ração não são muitos, por isso você deve se manter informado para evitar qualquer tipo de problema com intoxicações ou dietas desequilibradas!

Nem todo mundo sabe, mas o gato é um carnívoro estrito (diferente do cachorro, que ao longo da domesticação evoluiu para aproveitar carboidratos como fonte de energia). Sendo assim, a base de sua alimentação deve ser proteína de origem animal. Nada de arroz, polenta, doces ou sobras de comida no geral.

Para garantir que seu gatinho receba uma nutrição adequada, alimente-o exclusivamente com uma ração de qualidade – de preferência super premium. Segundo o serviço de nutrição veterinária da Tufts University, é recomendável que, além da ração seca, você também forneça ao seu gato ração úmida (aquela que vem em latas ou sachês) com uma certa frequência, pois ela contém menor quantidade de grãos e possui um alto teor de umidade, o que previne problemas no trato urinário.

Você também pode fornecer uma dieta caseira ao seu bichano, desde que com acompanhamento de um veterinário nutrólogo, o qual montará uma dieta respeitando as necessidades individuais do seu animal.

Agora você já sabe o que seu gato deve comer no dia-a-dia. Mas temos boas notícias: ele pode, sim, comer outros alimentos de vez em quando, desde que sejam fornecidos como petiscos (ou seja, em pouca quantidade)! A seguir, veja quais são os alimentos que gatos podem comer:

1. Carne, frango e peixe – os alimentos primordiais para gatos

gato pode comer carne
Carne é um dos alimentos que o gato pode comer

A carne, de maneira geral, é um dos alimentos mais seguros que gatos podem comer, já que, se eles vivessem na natureza, esta seria a base de sua dieta. Aqui são incluídos todos os tipos de carne: bovina, suína, frango, peixe, e até as mais exóticas, como pato e coelho.

A carne é uma ótima fonte de aminoácidos essenciais como, por exemplo, a taurina, que contribui para o bom funcionamento da visão, do coração e do trato gastrointestinal dos felinos.

Ela deve ser servida sem temperos e, de preferência, cozida para evitar que seu gato se contamine com microorganismos nocivos à sua saúde. Em algumas situações a carne até pode ser servida crua, porém antes deve passar por um congelamento profilático (consulte um veterinário nutrólogo para saber mais informações sobre este processo).

Lembre-se sempre de ter moderação na quantidade: uma pequena porção, uma ou duas vezes na semana, já é suficiente!

2. Ovos – ricos em proteína

Ovos têm alto teor de proteína!

Ovos estão incluídos na lista de alimentos que gatos podem comer porque, assim como a carne, também são ótimas fontes de proteína. Na natureza, gatos eventualmente comem ovos roubando-os de ninhos de aves desatentas (ninguém mandou deixar o ninho sem supervisão, senhor pássaro!).

É da opinião unânime de veterinários que ovos devem ser servidos cozidos para eliminar riscos de contaminação por salmonela, uma bactéria muito perigosa que também pode infectar humanos.

Além disso, como o ovo é um alimento com potencial alergênico, é preciso tomar cuidado com reações alérgicas que seu gatinho pode vir a ter.

3. Iogurte e queijo – saborosos, são alguns dos alimentos que gatos podem comer

Alimentos que os gatos podem comer
Gatos adoram derivados do leite, porém tenha cuidado!

Derivados lácteos como o iogurte o queijo são a paixão de muitos gatos e podem ser fornecidos sem problemas, desde que em pequenas quantidades.

Apesar destes produtos constarem em algumas listas de alimentos que gatos não podem comer devido à presença de lactose (à qual desenvolvem intolerância quando adultos), muitos gatos se adaptam a consumir pequenas quantidades ocasionalmente.

Se quiser fornecer estes alimentos a seu gato, experimente dar uma quantidade mínima no início e vá aumentando (sem exagerar!) caso ele não apresente nenhum problema tal como vômito ou diarreia.

Mas atenção: não são todos os queijos e iogurtes que são permitidos! Escolha opções mais leves, como queijo cottage, queijo minas, ricota e iogurte desnatado (sem sabor).

4. Vegetais – sim, gatos podem comer!

Gatos podem comer vegetais
Gatos também podem comer vegetais!

Vegetais não são lá muito nutritivos para gatos, mas eles podem digeri-los em pequenas quantidades e, acima de tudo, aproveitar seu alto teor de fibras. Na verdade, se você notar, a maioria dos gatos gosta de comer grama, isso porque ela ajuda na motilidade do trato gastrointestinal.

Se o seu gato gostar, você pode oferecer a ele uma pequena quantidade de vegetais como cenoura, abóbora e brócolis cozidos (não podem ser crus!), pepino, ervilhas e folhas verdes como o espinafre.

Gatos de apartamento também podem se beneficiar com gramíneas plantadas em pequenos vasos, como aveia, trigo ou até milho de pipoca, alimentos que eles podem comer tranquilamente.

5. Frutas – petiscos eventuais

Gatos podem comer frutas
Alguns gatos apreciam uma boa fruta

A maioria dos gatos não é fã de frutas pois eles não são capazes de sentir o gosto doce. Ainda assim, algumas frutas entram na lista de alimentos que gatos podem comer.

Se o seu gato gosta de comer frutas, você pode fornecê-las como petiscos de vez em quando. As mais recomendadas são banana, maçã e melancia – todas sem casca e sem semente.

Alimentos que gatos NÃO podem comer!

Agora que você já conhece os alimentos que gatos podem comer tranquilamente, vamos ver uma lista de alimentos proibidos para gatos:

  • Chocolate: contém teobromina, uma substância estimulante que pode ser fatal
  • Uva e uva passa: podem levar a lesão renal
  • Cebola e alho: são tóxicos e podem ocasionar quadros de anemia
  • Bebidas com cafeína: assim como o chocolate, a cafeína é uma substância estimulante que pode causar convulsões, respiração acelerada, tremores musculares e até a morte
  • Álcool: gatos não conseguem metabolizar o álcool com a mesma eficiência dos humanos, portanto é uma substância potencialmente letal
  • Doces e carboidratos refinados: podem levar à obesidade e diabetes, sérios problemas para os felinos
Gatos não podem tomar café
Põe esse café longe de mim!

Agora que você já entendeu tudo sobre o que o gato pode comer, deixe suas dúvidas nos comentários! Você dá algum petisco para seu gato regularmente? Conte para nós!

Veja também:

Deixe uma resposta