De aparência selvagem, o gato Bengal, também conhecido como gato-de-bengala costuma atrair olhares por onde quer que passe. Está em dúvida se essa raça é ideal para você? Neste artigo lhe explicaremos tudo sobre suas principais características, desde seu temperamento até cuidados com a saúde.

Sobre o Bengal

O Bengal é um gato de porte médio, caracterizado por sua pelagem única, com manchas similares às de um leopardo.

A raça surgiu do cruzamento do gato doméstico com o leopardo-asiático (Prionailurus bengalensis), do qual deriva seu nome. Sua criação teve início em 1970 através dos esforços da norte-americana Jean Mill, no entanto foi reconhecida oficialmente apenas em 1983.

Temperamento do Gato de Bengala

Gatos Bengal são brincalhões, curiosos e cheios de energia. Desde filhotes, gostam de escalar e ficar em lugares altos.

Se você procura um gato para acompanhá-lo em passeios, essa raça é perfeita para você: eles podem ser facilmente treinados para andar com coleira e guia e normalmente adoram explorar novos lugares.

Esses pequenos leopardos se dão muito bem com outros animais, desde que sejam devidamente introduzidos, é claro. São ótimos membros da família!

Importante lembrar: devido à sua natureza exploratória, um gato Bengal nunca deve ser deixado sozinho por muito tempo, sob risco de ficar entediado. Você sempre deve garantir que ele esteja ocupado com alguma atividade.

Gato Bengal Brincando no Aquário

Padrão da raça Bengal

O gato Bengal ideal possui um corpo longo, robusto com uma estrutura muscular bem definida. Fêmeas costumam pesar entre 4 e 5 kg, enquanto machos podem atingir até 8 kg.

A pelagem é curta, brilhante e sedosa. As colorações aceitas são as seguintes:

  • Brown Tabby (marrom e preta)
  • Silver (acinzentada)
  • Snow (creme e marfim), que se subdivide em 3 tipos:
    • Seal Lynx
    • Seal Sepia
    • Seal Mink

Em relação às marcações, existem dois tipos:

  • Spotted (pintado)
  • Marbled (marmorizado)

O Spotted, mais comum, é o que dá ao Bengal sua aparência de leopardo, sendo definido por manchas espalhadas aleatoriamente pelo corpo. O formato mais desejável das manchas é o de roseta (cujo centro é mais claro), mas o padrão com pintas monocromáticas também é aceito.

A marcação Marbled é formada por listras fluidas e aleatórias de duas ou mais cores ao longo de todo o corpo.

Cores do Gato Bengal – Fonte: Bengal Cats

Cuidados com a Saúde do Gato Bengal

O Bengal, assim como qualquer outra raça pura, é predisposto a algumas doenças de caráter congênito. São elas:

  • Atrofia progressiva de retina (APR): é uma desordem neurológica de caráter recessivo que leva à deterioração da retina. Começa a se manifestar por volta dos 7 meses de idade, tendo como primeiro sinal a cegueira noturna e culminando em cegueira total até os 5 anos, na maioria dos gatos. É incurável e deve ser diagnosticada por um oftalmologista veterinário através de um exame de eletrorretinografia.
  • Cardiomiopatia hipertrófica: é outra doença grave que pode acometer gatos da raça Bengal. É caracterizada por um espessamento das paredes cardíacas, o que prejudica o funcionamento adequado do coração e leva a diversos danos ao organismo. Seus principais sinais são cansaço frequente, tosse e intolerância ao exercício. Requer tratamento vitalício!
  • Insuficiência Renal Crônica (IRC): embora a IRC seja comum em gatos no geral, é sugerido que o Bengal possua uma maior propensão em adquiri-la. Normalmente surge a partir dos 7 anos de idade, por isso é importante que a partir dessa idade você leve seu gatinho ao veterinário anualmente para realização de check-ups da saúde renal.

Para evitar que o seu Bengal desenvolva essas doenças, é fundamental garantir que ele seja adquirido de um criador sério, o qual se preocupa com a manutenção da qualidade da raça. Além disso, lembre-se que gatos portadores de doenças congênitas nunca devem ser reproduzidos!

Outros cuidados que se deve ter com a saúde do seu Bengal são: visitas regulares ao veterinário de sua confiança, vacinação anual e a castração.

Curiosidades sobre o Bengal

  • A raça é proibida por lei em algumas localidades dos EUA como Nova York e Havaí devido ao seu status de híbrido. Outros estados também possuem restrições.
  • O Bengal é um excelente nadador e costuma gostar de atividades na água.
  • As colorações Blue (azulada) e Black/Melanística também existem mas não são reconhecidas pela maioria das associações. Alguns criadores estão buscando sua oficialização.
Gato brincando na água
Gato tem medo de água? Nem sempre!

Se você gostou desse artigo e tem um gato Bengal, deixa o seu comentário sobre ele, ele se encaixa nas descrições? Se tiver interesse em enviar uma foto do seu gatinho, entre em contato via direct message no insta @gatocurioso.com.br

Veja Mais sobre Gatos

Aprenda 13 curiosidades sobre gatos que você ainda não conhece!
Aprenda tudo sobre castração e o que fazer na pós-castração

Deixe uma resposta