As raças de gatos gigantes são as mais faladas do mundo, sempre que vemos um gato grande já ficamos com os olhos bem atentos observando pois não é tão fácil assim se encontrar um todos os dias. Você já se perguntou se gatos gigantes existem, ou então já sonhou em ter um?

Nós do Gato Curioso trazemos boas notícias para você: Sim, gatos gigantes existem! E sim, você pode ter um em casa.

Enquanto gatos “normais” costumam pesar de 4 a 6 kg, alguns gatos gigantes podem atingir a marca de incríveis 14 kg! É quase como ter uma onça de estimação (ou não).

Neste artigo, selecionamos algumas das principais raças de gatos gigantes do mundo. Venha se encantar com a gente:

Maine Coon – O Gato Gigante mais conhecido

O Maine Coon é, talvez, a raça de gato gigante mais conhecida do mundo. Com seu pelo longo e sedoso, certamente é uma das mais majestosas.

Machos dessa raça costumam pesar, em média, de 6 a 8 kg, enquanto as fêmeas pesam de 4 a 6 kg. Entretanto, é possível que cheguem até 14 kg, sendo considerados verdadeiros gatos gigantes!

Sua origem é incerta, mas data do século 19, época em que era muito popular no estado do Maine, nos Estados Unidos – é daí que surgiu o seu nome. Desde então, veio conquistando o coração de muitas pessoas devido à sua personalidade amigável e tranquila. Tanto que hoje em dia é considerada a terceira raça de gato mais popular, segundo a Cat Fanciers’ Association.

Os Maine Coons se dão bem com todo mundo, incluindo crianças, cachorros e outros gatos. Miam muito pouco e são companheiros fieis. Existem numa ampla variedade de cores e só param de crescer por volta dos 4 anos!

O lindo e gigante maine coon
O lindo Maine Coon

Savannah – A pelagem desse gato grande é linda!

A segunda raça na nossa lista de gatos gigantes é o Savannah. Ela é relativamente nova, tendo sido reconhecida oficialmente apenas em 2001 pela The International Cat Association (TICA).

Uma das suas maiores peculiaridades é que o Savannah é uma raça híbrida. Isto é, descende de cruzamentos entre gatos domésticos e servais (felinos africanos de médio porte).

Savannahs são classificados de acordo com sua geração: gatos F1 são descendentes diretos da cruza de um gato doméstico com um serval; gatos F2 são filhos de gatos F1; F3 são filhos de F2 e assim por diante. Diante disso, o tamanho de um Savannah depende muito de sua geração. Machos F1 são maiores, podendo atingir 10 kg, enquanto gerações mais tardias pesam de 4 a 7 kg.

O temperamento do Savannah também depende de sua geração: cruzas recentes com o serval podem manter um comportamento mais selvagem, exibindo maior dominância. Já gerações tardias têm o temperamento mais parecido com o de um gato doméstico, mas ainda mantendo uma personalidade aventureira e brincalhona!

Gato Savannah
Por: Michelle Millis

Chausie – O lindo gato grande híbrido e Asiático.

O Chausie, assim como o Savannah, é um gato gigante híbrido. Ele surgiu do cruzamento do gato doméstico com o gato-da-selva (Felis chaus), um felino selvagem asiático. Foi a primeira raça de gato híbrida a ser reconhecida oficialmente, no ano de 1995.

Machos dessa raça costumam pesar de 7 a 11 kg, enquanto fêmeas são ligeiramente menores, pesando entre 6 a 9 kg.

Chausies possuem uma aparência selvagem, sendo altos e elegantes. Seu pelo é curto e denso. Embora a coloração mais conhecida seja a marrom, há outras duas que são aceitas, ambas variando em tonalidades de preto.

Contrariando sua aparência, Chausies são dóceis, afetuosos e adoram brincar! Segundo a TICA, frequentemente desenvolvem laços profundos com seus donos, fazendo deles ótimos companheiros.

Gato Chausie
Quase um leão!

Gato da Floresta Norueguês – O gigante peludão

O Gato da Floresta Norueguês é outro gato na nossa lista de gigantes. Como o seu nome já diz, veio da Noruega e é conhecido por ser o gato que os vikings usavam para manter seus barcos livres de ratos. Incrível, não?

O que mais chama atenção nessa raça é sua pelagem longa e espessa, que em seus primórdios era perfeita para protegê-los do frio rigoroso. Ela é mais longa ao redor do pescoço e na cauda, e também forma tufos entre os dedos dos pés.

Machos da raça costumam pesar entre 5 a 9 kg, e fêmeas, de 4 a 8 kg. Ambos têm um corpo robusto, garantindo-lhe um lugar entre as maiores raças de gato do mundo.

Esses gatos noruegueses são amigáveis, inteligentes e normalmente se dão bem com outras pessoas. Se adaptam facilmente ao ambiente onde estão e são muito interativos, adorando uma boa brincadeira!

Tetsu Yamazaki, Animal Photography

Ragdoll – O menor dentre os gigantes, porém o mais carinhoso

O quinto e último gato da nossa lista é o menor dentre todos aqui, mas ainda assim merece ser considerado um gigante! Isso porque, mesmo que seu peso médio seja 6 kg, um Ragdoll macho pode atingir 9 kg quando adulto.

O seu nome significa “boneca de pano” em inglês, e não é difícil adivinhar o porquê: Ragdolls adoram colo e “derretem” quando estão ganhando carinho, tal qual uma boneca. Esse temperamento os caracteriza como uma das raças de gato mais dóceis que existem, e talvez seja por isso que também sejam uma das raças mais populares.

Ragdolls são tranquilos em relação a cães, outros gatos e crianças. São muito apegados aos donos, seguindo-lhes de um lado para o outro, e buscam afeto com frequência. É por isso que, às vezes, são comparados com cachorros.

A raça existe em uma variedade de cores, sendo a mais comum a bicolor. Sua pelagem é semi-longa, requerendo escovação semanal para mantê-la sem nós.

Ragdoll, também conhecido como “boneca de pano”

Agora você já conhece as principais raças de gatos gigantes que existem. O que achou delas? Já tem uma preferida? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Leia também:

Deixe uma resposta