Você certamente já se perguntou “Porque meu gato me lambe?” até porque essa é uma pergunta muito comum que os donos de gatos têm. A verdade é que existem muitas razões para os lambeijos do seu gato, e grande parte dessas razões estão relacionadas com a afeição que ele sente por você.

Possíveis Razões do Porque o Gato lambe o Dono

Uma das razões do seu gato estar te lambendo, é porque o seu gato utiliza as lambidas para criar um vínculo social. A mãe do gatinho não lambe o seu filhote apenas para deixá-lo limpo, mas também para demonstrar afeição. Então os gatos replicam esse gesto com você, mostrando que têm afeição por você, fazendo isso naturalmente.

Este comportamento de lambidas (ou lambeijos) não é algo que existe apenas entre o dono e o gato. Os gatos também lambem outros gatos e até mesmo outros animais para demonstrar afeição. Mas fique atento quando seu gato for lamber outros animais, pois nem todos animais gostam de receber lambidas. Em alguns casos os outros animais, incluindo os próprios gatos, podem retaliar a ação afetuosa com agressividade.

Outra razão que leva o seu gato a lhe lamber, é porque ele pode estar estressado ou ansioso. É muito comum que os gatos, e até mesmo outros animais, lambam as coisas excessivamente quando estão estressados. Se você acredita que esse pode ser o caso, o melhor a fazer é visitar o veterinário local. Se você acredita que algo pode estar deixando o seu gato estressado, tente identificar a fonte da sua irritação para que você possa removê-la ou indicar ao veterinário.

Os gatos também gostam de marcar território para que outros gatos e animais saibam que o território é dele. Se o gato vir você com outros animais, ou acreditar que, por algum motivo, você seja o dono deles, eles vão lhe lamber em excesso para que você seja “parte do território” dele. Eles fazem isso para que os outros gatos saibam a quem você pertence!

Porquê a lambida de gato arranha?

Gato lambendo
Espinhas na língua do gato que formam uma espécie de “Lixa” natural

A lambida de gato pode muitas vezes ser dolorosa, principalmente se ele lamber excessivamente o mesmo local por um certo período de tempo. Isso acontece porque a língua dos gatos funciona como uma espécie “pente” inteligente. Os gatos possuem espinhas na sua língua que são curvadas e com a ponta oca, facilitando a sua própria limpeza.

Esses pentes, espinhas, ou “farpas”, como preferir chamar, são formados pelo mesmo elemento que forma as garras do seu gato, o que explica muito bem o porquê de a língua do seu gato arranhar literalmente como uma lixa.

Essas espinhas são importantes para que seus gatos possam se limpar. As espinhas os ajudam a remover as poeiras e impurezas do seu pelo. Se elas não fossem assim afiadas e pontudas, eles não teriam a capacidade de remover a sujeira e o seu gato não poderia se manter limpo.

Como evitar que seu gato lhe lamba em excesso

Apesar de muitos de nós adorarmos as lambidas de gato, quando ocorrem ocasionalmente, pode ser desconfortável se o seu gato lhe lamber o tempo inteiro. Muitos donos de gatos têm o interesse de evitar que seus gatos lhe lambam o tempo inteiro, mas eles evitam empurrar o gatinho ou fazer algo que faça com que eles não se sintam queridos por perto.

Para que você evite empurrar o seu gato pra longe fazendo com que ele se sinta mal com essa situação, faça algo para distraí-lo pois a distração é o melhor para evitar o excesso de lambidas do seu gato. O método mais recomendado para distrair o seu gatinho é brincando com ele. Isso fará com que seus gatos sintam que você quer ter eles por perto, pois você está interagindo com eles e passando o seu tempo com seus gatinhos. Brinquedos para gatos como varinhas e bolas também são ótimas para gerar distração.

Outra técnica de distração que você pode utilizar é com comida. Distrair os seus gatos com um petisco gostoso é uma ótima maneira de evitar que ele fique lhe lambendo o tempo inteiro. Recomendamos no entanto que antes, você brinque bastante com eles, pois muitos petiscos não são bom para a saúde do seu gato. Eles devem sim estar presentes na dieta diária do seu gato, mas apenas no limite permitido.

Já se você gostar muito das lambidas do seu gato, você pode encorajar ele a lhe lamber mais vezes fornecendo petiscos sempre que ele lhe lamber, dessa forma você estará treinando o seu gato a lamber você mais vezes.

Veja mais:

Deixe uma resposta